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WhatsApp Business ficará disponível para primeiros parceiros

Portal No Varejo – Empresa abre seu aplicativo para que os primeiros parceiros comecem a vender. Inscrição de novas empresas vai ter rigoroso critério de escolha.

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O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Por mais óbvia que essa percepção pareça, o fato é que existem dados que comprovam essa realidade: uma pesquisa da Conectaí, realizada no fim do ano passado, aponta que 91% dos internautas têm a ferramenta instalada em seu smartphone.

Se imaginarmos o app como um canal de atendimento, as oportunidades identificadas para as empresas são enormes. No entanto, este é um movimento que demanda cuidado – e essa é uma grande preocupação do próprio WhatsApp. Por isso, a organização procurou parceiros para viabilizar esse novo momento.

É o caso da integradora global de tecnologias para atendimento e relacionamento Interaxa que, a partir de hoje, poderá oferecer aos clientes uma ferramenta oficial de atendimento por meio do WhatsApp Business.

Nos últimos dois anos, todas as grandes empresas perceberam o potencial do canal e começaram a criar soluções não oficiais para utilizar o app como ferramenta de atendimento. Isso porque o WhatsApp não permitia que as marcas entrassem em contato com seus clientes pela plataforma. Quando isso acontecia, o número em questão era bloqueado.

A partir de hoje, porém, isso vai mudar. “O WhatsApp percebeu todo o seu potencial e vai disponibilizar uma solução oficial para as organizações interessadas em utilizar o app como canal de atendimento”, explica Marcelo Vieira, diretor de Marketing da Interaxa.

A especialista em tecnologia será indicada pela própria companhia de Mark Zuckerberg para as organizações que se interessarem pelo uso da plataforma. Todavia, não basta que as empresas simplesmente queiram usar a nova plataforma. O WhatsApp vai analisar as marcas interessadas rigorosamente para garantir que o atendimento prestado seja realmente bom, prestativo e cômodo para o cliente. Fora isso, é imprescindível que as empresas não incomodem os consumidores – caso contrário, o uso não será permitido.

Escolhidas a dedo

Como ressalta Caio M. Sérgio, diretor geral da Interaxa, é fundamental que as empresas entendam que é necessário preparo para ter a oportunidade de utilizar o WhatsApp Business. A seleção do app será rigorosa e apenas as marcas que provarem a capacidade de prover um bom atendimento terão a oportunidade de adentrar neste novo canal de relacionamento. “O WhatsApp sabe que é uma escolha natural do usuário final, é o app mais querido da atualidade. A empresa não vai correr o risco de perder a preferência do usuário final por culpa de atendimentos ruins”, garante. Utilizar a plataforma para incomodar o cliente, enviar promoções ou ações que podem ser consideradas como “Spam” está totalmente fora de cogitação.

Mesmo com o lançamento oficial, as empresas serão incorporadas ao WhatsApp Business aos poucos. Apenas algumas terão a oportunidade de testar. “A empresa não vai liberar para todo mundo porque se o atendimento oferecido pelas marcas não for encantador não será simplesmente a marca que ficará manchada, mas o próprio app”, explica Vieira. De fato, dificilmente Zuckerberg permitiria que tal coisa acontecesse. Até mesmo a primeira mensagem de contato da marca com seus clientes passará pela aprovação do WhatsApp Business.

Preparo

Garantir a presença nesse canal, portanto, demanda esforço das empresas. Por já ter contato com o WhatsApp há alguns anos, a Interaxa desenvolveu uma ferramenta que permite a integração completa dos canais de atendimento das empresas. A companhia é uma das parceiras oficias para toda a América Latina. “Criamos a WAAP, uma solução completa e integrada, com analytics, Machine Learning e possibilidade de uso de chatbots”, explica o diretor geral. “A ideia é entregar de fato uma experiência agradável para os consumidores”.

Fonte original do texto: Portal No Varejo – https://portalnovarejo.com.br/2018/08/whatsapp-business-disponivel-primeiros-parceiros/

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