"> Melhorias que costumam ficar de fora das estratégias de marketing
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Confira 3 melhorias imediatas que costumam ficar de fora das estratégias iniciais de marketing

Texto por HubSpot – Como especialista em implementação, estou sempre me despedindo de clientes que concluíram o processo de implementação da solução de marketing com a HubSpot e recebendo cerca de mais 10 clientes na minha fila. No geral, os diálogos de definição de objetivos são bastante semelhantes:

“Eu quero gerar mais leads, expandir a empresa e alavancar o crescimento dela”. Esses parecem ser os principais motivos para pequenas e médias empresas adquirirem uma solução de marketing.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO: um guia para iniciantes

Na hora de determinar por onde a estratégia de marketing deve começar para atender a esses objetivos de geração de leads, eu sempre começo com três estratégias básicas. Essas melhorias imediatas levam umas duas horas para serem implementadas (ou até menos), mas, mesmo assim, 9 de cada 10 empresas nunca as observaram até sentarmos para conversar sobre como elas estão captando prospects.

Hoje mostrarei três componentes básicos da estratégia de marketing e que impacto eles têm sobre a sua empresa. 

1. Reduza suas altas taxas de rejeição

A maioria dos clientes em contato com uma estratégia de marketing pela primeira vez tem um site com taxas de rejeição acima da média (de 56% a 70%), e alguns poucos que talvez estejam investindo pesado em um modelo pay-per-click (PPC) podem apresentar taxas de rejeição excepcionalmente altas (superiores a 70%). A solução completa deste problema leva tempo e tem muito a ver com o conteúdo e as oportunidades de conversão do site. No entanto, há maneiras de usar uma taxa de rejeição acima da média a nosso favor enquanto organizamos a estratégia de conteúdo.

Vamos pensar um pouco: se seu site recebe 1000 visitantes por mês e tem uma taxa de rejeição de 56%, são 560 visitantes que acessam o site por mês sem interagir com o conteúdo (e isso é uma parte básica das altas taxas de rejeição). Mesmo que sua empresa seja pequena e tenha metade desse tráfego, ainda são 280 visitantes únicos com quem você poderia estar fazendo negócios.

É provável que esses 560 visitantes nem voltem mais. Então, como captar esses prospects antes que eles virem as costas? A resposta não é ter um site mais bonito nem um call to action acima da dobra.

A resposta é: colocar um mecanismo de pop-in onde está a maior concentração de tráfego, quando se identifica a intenção de saída.

Um pop-in funciona como um pop-up, mas em vez de aparecer fora do site, sua exibição acontece  dentro  dele (daí, o nome pop-in). Os aplicativos de pop-in (falarei disso daqui a pouco) geralmente permitem escolher quando o pop-in deve aparecer.

Se suas taxas de rejeição forem acima de 56%, programe a exibição para o momento da intenção de saída. A intenção de saída é determinada pelo aplicativo, quando o cursor do mouse do visitante deixa o site em direção à barra de navegação. Isso, com certeza, só quer dizer que seus prospects estão de saída, seja para outra guia ou fechando o seu site para sempre.

Ao chamar a atenção dos seus prospects bem antes da saída deles, é importante apresentar uma oferta interessante o suficiente para fazê-los querer ficar. O que você tem a oferecer? Um whitepaper? Uns 15 minutos do seu tempo? Lembre-se: a maioria das pessoas que deixa o seu site não está indo embora por estar ofendida ou por odiar o que você tem a dizer. Essas pessoas simplesmente não encontraram o que estavam procurando.

Descubra onde você oferece a maior percepção de valor e crie uma narrativa nesse ponto. Essa é a sua oferta do fundo do funil.

Para facilitar a implementação, você poderá substituir o conteúdo da sua página de contato por uma oferta que siga os princípios que acabamos de ver. Se você estiver em busca de algo um pouco mais semelhante a uma oferta de marketing, também poderá aplicar esta metodologia de fundo do funil a uma landing page. A página da Kavaliro é feita na HubSpot, mas caso não queira assinar uma plataforma de marketing, há algumas opções autônomas, como a Ucraft e a Ontra Pages. Por um preço um pouco maior, também há uma opção mais robusta na Unbounce. 

3. Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

Você já está captando leads antes que eles abandonem o seu site e tem uma oferta incrível para aqueles que ficaram. Agora precisa atrair um volume de tráfego para o site para que a matemática da conversão funcione a seu favor. Ao falarmos de tráfego, a maioria dos meus clientes logo dizem: “eu quero aumentar o tráfego com posicionamento nas mídias sociais e em um blog para falar sobre o meu know-how”.

Embora essas sejam boas maneiras de estimular o tráfego, a otimização para pesquisa orgânica ajudará você a maximizar seu alcance. Cada exibição do seu site nos resultados de um mecanismo de pesquisa conta uma história sobre a sua página e define a importância dela naquele ambiente. Se essa história não estiver em sintonia com a fama que você quer ter, essa fama não virá dependendo do clima competitivo do setor em que você está inserido, ou você gerará o tipo de tráfego errado.

A aplicação das práticas recomendadas de SEO ao seu site é a forma mais fácil de conseguir o tráfego adequado por ser muito fácil de executar. A parte mais complicada dessa estratégia (que também não é tão difícil assim) é determinar as palavras-chave em que você quer mirar. Há duas formas de pensar em quais palavra-chave você quer otimizar:

1. Palavras-chave que definam o seu negócio.

e…

2. Palavras-chave que definam os problemas/oportunidades que estão diante dos seus prospects no idioma deles.

Por exemplo, dá para otimizar uma página para “tratamentos de escoliose” ou para “como aliviar a dor nas costas”. Embora as práticas recomendadas de inbound marketing sugiram que você opte pela última opção, você deverá seguir uma metodologia orientada por dados e analisar o volume de pesquisas mensais e a competitividade de cada termo de pesquisa.

O primeiro passo é gerar esses dados pelo Planejador de palavras-chave do Google Ads.

Há cerca de mais 600 palavras-chave na página acima que você não está vendo, mas que podem ser baixadas em um formato do Excel quando você experimentar esse exercício.

Todas as 646 variações dessas duas palavras foram geradas com base em dados de usuários. Após gerar essas variações, você verá duas colunas: “Média de pesquisas mensais” e “Concorrência”. A média de pesquisas mensais é autoexplicativa. Já a concorrência mostra uma pontuação baixa/média/alta com base na quantidade de páginas otimizadas de acordo com a palavra-chave listada.

Agora é preciso peneirar a lista e identificar um grupo de palavras-chave que têm uma média alta de pesquisas mensais e uma concorrência baixa. As melhores palavras-chave são aquelas muito procuradas, mas que raramente são mencionadas pela concorrência. É essa lacuna do mercado que a otimização das suas páginas deve preencher.

Vamos à parte fácil: otimizar de fato seu site. Há cinco lugares do site em que você deve inserir a palavra-chave que foi estrategicamente escolhida. A maioria deles está nas metaconfigurações da página do seu sistema de gerenciamento de conteúdo. Esses elementos de configuração das páginas são:

1. Cabeçalho da página

2. URL

3. Título(s) H1

4. Metadescrição

5. Corpo do conteúdo

Ao encaixar sua palavra-chave em cada uma desses elementos, você cria uma lógica para o Google seguir em sua página dizendo: “esta página é sobre X”. Os exemplos abaixo mostram que a HubSpot otimizou seu blog com o termo “LinkedIn Headline”, que é um assunto em comum entre os cinco elementos da página do post. Assim, qualquer pesquisa que incluir “LinkedIn Headline” terá uma grande chance de apresentar esse post nos resultados.

Tome o cuidado de não colocar mais de uma palavra-chave nesses elementos para evitar a prática de keyword stuffing. Mesmo que você considere as palavras-chave relevantes, os mecanismos de pesquisa estão tentando aperfeiçoar a experiência dos usuários. Ao exagerar nas palavras-chave nesses cinco elementos, você diz aos mecanismos de pesquisa que sua página pode abranger qualquer um dos X assuntos e, sem dúvida, ela perderá prioridade para beneficiar páginas com um conteúdo mais especializado.

Como vimos, não é preciso ter um grande orçamento de marketing para fazer uma estratégia decolar, basta ter um pouco de know-how e empenho. Espero que este post tenha ajudado quem quer aproveitar melhor a presença digital.

Fonte original do texto: HubSpot – https://br.hubspot.com/blog/marketing/3-melhorias-imediatas-estrategias-marketing

Confira também no blog da A&P Publicidade: 6 formas de gerar Leads com pop-ups sem atrapalhar a experiência dos usuários