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Interação com cliente na loja virtual gera até três vezes mais vendas, diz pesquisa

Texto por Ecommerce Brasil O consumidor digital interage cada vez mais com as empresas realizando avaliações de serviços adquiridos ou produtos, escrevendo recomendações e compartilhando suas experiências com outros usuários. Diante desse cenário, é importante que o lojista de e-commerce saiba disponibilizar ferramentas para manter aberto o canal de comunicação com o consumidor, o que pode aumentar consideravelmente as vendas.

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pesquisa “Estudo Comportamento do Consumidor Digital 2018”, da empresa de tecnologia Yourviews, divulgada nesta sexta-feira (8), avaliou como esse hábito impacta nas compras online e influencia outros usuários. Verificou-se que que uma simples pergunta respondida pode se converter em vendas em 4,84% dos casos, e isso corresponde a 3 vezes mais do que a média do mercado, o que diminui o CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Foram analisadas mais de 1,6 milhões de avaliações feitas por usuários que compraram em e-commerces e utilizaram as ferramentas de Avaliações, Perguntas & Respostas e NPS, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Perguntas & Respostas

Os consumidores têm muitas dúvidas antes de realizar uma compra. E, neste sentido, ter a ferramenta de Perguntas e Respostas na página do produto o ajuda na tomada de decisão e, por sua vez, na conversão também. Confira as vendas geradas após o uso das seguintes funcionalidades da ferramenta:

  • Pedido após responder pergunta – 55,71%
  • Pedido após e-mail de avaliação – 28,37%
  • Sugestão de produtos em e-mail – 9,05%
  • Outros – 3,31%
  • Facebook – 1,47%
  • E-mail agradecimento – 1,23%
  • Loja confiável – 0,86%

Avaliação de produtos e lojas

Mais de 161 milhões de avaliações de produtos foram lidas, o que mostra que os consumidores estão interagindo com as lojas virtuais em escala crescente, segundo a Yourviews.

Foram analisadas seis categorias com mais interações de clientes, nesta ordem: cosméticos (16,44%), moda (10,27%), calçados (7,25), farmácia (3,61%), eletrodomésticos (3,47%) e vários produtos (6,67%).

Ao analisar todas as lojas virtuais que utilizam a ferramenta da Yourviews, foi identificado que 92% das avaliações foram positivas e 8%, negativas.

Os 8% que atribuíram notas negativas aos produtos apontaram problemas como estética ou tamanho do produto, má funcionalidade e qualidade ou até mesmo estrago em pouco tempo de uso.

As lojas virtuais também foram avaliadas pelos consumidores no requisitos processo de compra, atendimento e entrega. A partir da análise, concluiu-se que 97% dos clientes ficaram satisfeitos, contra 3% de avaliações negativas.

Fonte original do textoEcommerce Brasil – https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/interacao-com-cliente-gera-ate-tres-vezes-mais-vendas-diz-pesquisa/

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