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Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram e conquiste resultados incríveis

Marketing de Conteúdo – O Instagram Ads é uma das ferramentas mais usadas em estratégias de Marketing Digital. Aprenda como anunciar no Instagram nesse tutorial completo.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Conheça 27 táticas para crescer a sua lista de emails de forma acelerada

Digamos que a sua empresa queira aumentar a visibilidade ou o reconhecimento da marca. Buscando aproveitar as vantagens do marketing digital, você decide planejar uma estratégia nesse sentido.

Sem dúvida, um investimento em marketing de conteúdo ajudaria a aumentar a confiança do público no negócio, sem falar na diferença que a publicação de materiais de qualidade traria para a autoridade da organização no mercado.

Mas se você deseja ver resultados no curto prazo, uma opção é usar anúncios pagos em redes sociais, afinal, eles contam com excelentes ferramentas para segmentar suas ofertas e atingir uma audiência mais favorável a ter afinidade com seus produtos e serviços.

Então, nada melhor que escolher uma mídia que tenha um volume considerável de usuários ativos e alta taxa de engajamento — características que combinam perfeitamente com o Instagram.

Por isso, neste post você vai ver como é simples anunciar usando a plataforma Instagram Ads, além de perceber que os custos são bastante acessíveis e ajustáveis de acordo com o seu orçamento.

Boa leitura!

Por que anunciar no Instagram?

Os objetivos de aumento de visibilidade e reconhecimento foram apenas exemplos de finalidades de uso do Instagram Ads. Também é possível usar a ferramenta para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar as vendas, incentivar a instalação de um aplicativo e muito mais.

Mas por que escolher o Instagram?

Desde 2016, a rede de compartilhamento de fotos e vídeo vem crescendo, a cada ano, cerca de 200 milhões de usuários ativos mensais. Em 2018, esse número alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários!

Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram e conquiste resultados incríveis

Isso tem um motivo. A equipe por trás dessa rede social está inovando constantemente, desenvolvendo novas funcionalidades com frequência e se esforçando para melhorar o desempenho do aplicativo.

São ou não são ótimos motivos para sua empresa anunciar por lá?

O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Você não precisa ter um perfil da sua empresa no Instagram para fazer uma propaganda na rede, mas é necessário ter uma conta no Facebook para a criação de anúncios por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Contudo, recomendamos que crie um perfil da sua empresa no Instagram para usufruir dos benefícios que explicamos acima e interagir melhor com os seguidores.

O processo é simples, bastando baixar o app do Instagram e seguir as instruções da tela.

Feito isso, vamos começar!

Como criar seu anúncio via Gerenciador de Anúncios?

Acesse o seu Gerenciador de Anúncios, clique em Criar e acompanhe o nosso passo a passo.

Como criar seu anúncio via Gerenciador de Anúncios?

Campanha

Repare que na próxima tela você vê todas as etapas da criação no lado esquerdo. Comece por escolher o objetivo de marketing da sua campanha.

Conforme a opção de Reconhecimento, Consideração ou Conversão, a ferramenta vai guiar os próximos passos de forma ligeiramente diferente.

Campanha Repare que na próxima tela você vê todas as etapas da criação no lado esquerdo. Comece por escolher o objetivo de marketing da sua campanha. Conforme a opção de Reconhecimento, Consideração ou Conversão, a ferramenta vai guiar os próximos passos de forma ligeiramente diferente.

Apenas como exemplo, vamos escolher o objetivo Tráfego, damos um nome à campanha e clicamos em Continuar. É possível escolher criar testes A/B ou usar a otimização de orçamento, mas não vamos focar nessas opções neste post.

Conjunto de anúncios

Agora, devemos dar um nome ao conjunto de anúncios que vamos começar a criar. Note que o painel logo abaixo do nome mostra opções de acordo com o objetivo que escolhemos na etapa anterior.

Escolha a opção apropriada e vamos seguir para o painel Público.

Nessa parte, vamos definir as características do público-alvo que desejamos atingir. Em Localização, dizemos se estamos interessados em todas as pessoas de uma região ou se queremos alcançar apenas quem mora, quem esteve recentemente ou quem visitou a região. Depois, determinamos o país, estado, cidade e raio de alcance. Você pode combinar mais de uma localização de acordo com a sua estratégia e também excluir determinados lugares do alvo pretendido. Depois, escolha a faixa etária, gênero e idioma. No Direcionamento detalhado, liste interesses, comportamentos ou dados demográficos. Basta começar a digitar que a ferramenta mostra as opções. Após incluir algumas, clique em Sugestões para analisar outros parâmetros que possam ser pertinentes. Em Conexões, segmente um público que tenha alguma conexão com a sua página, aplicativo ou evento criado no Facebook. Você poderá salvar essas configurações clicando em Salvar este público para usá-las mais tarde em outros anúncios.

Nessa parte, vamos definir as características do público-alvo que desejamos atingir. Em Localização, dizemos se estamos interessados em todas as pessoas de uma região ou se queremos alcançar apenas quem mora, quem esteve recentemente ou quem visitou a região.

Depois, determinamos o país, estado, cidade e raio de alcance. Você pode combinar mais de uma localização de acordo com a sua estratégia e também excluir determinados lugares do alvo pretendido.

Depois, escolha a faixa etária, gênero e idioma. No Direcionamento detalhado, liste interesses, comportamentos ou dados demográficos. Basta começar a digitar que a ferramenta mostra as opções.

Após incluir algumas, clique em Sugestões para analisar outros parâmetros que possam ser pertinentes.

Em Conexões, segmente um público que tenha alguma conexão com a sua página, aplicativo ou evento criado no Facebook.

Você poderá salvar essas configurações clicando em Salvar este público para usá-las mais tarde em outros anúncios.Em Posicionamentos, vamos marcar como Editar posicionamentos para que possamos escolher veicular anúncios apenas no Instagram. Em plataformas, selecionamos Instagram e conforme a estratégia, Feed e/ou Stories. Também conseguimos definir o tipo de dispositivo em que as propagandas aparecerão (celulares e/ou desktops) e o sistema operacional móvel (iOS e/ou Android).

Em Posicionamentos, vamos marcar como Editar posicionamentos para que possamos escolher veicular anúncios apenas no Instagram.

Em plataformas, selecionamos Instagram e conforme a estratégia, Feed e/ou Stories.

Também conseguimos definir o tipo de dispositivo em que as propagandas aparecerão (celulares e/ou desktops) e o sistema operacional móvel (iOS e/ou Android).

Finalmente, em Orçamento e programação, podemos escolher quanto gastar por dia (orçamento diário) ou durante toda a campanha (orçamento vitalício), além de programar o período em que ela ficará no ar ou escolher veicular continuamente.

Repare que à medida que aumentamos o orçamento, aumenta o alcance e a previsão de cliques diários na propaganda.

No exemplo, R$ 20,00 diários têm uma estimativa de 16 a 99 cliques, enquanto para R$ 50,00 são previstos de 37 a 230 cliques.

Esses valores já nos dão uma boa ideia de quanto custa, de fato, anunciar no Instagram. Fazendo as contas, seria algo entre R$ 0,20 e R$ 1,35 por clique.

Lembrando que quando a campanha estiver no ar esses valores podem variar, sem contar que dependem de fatores como o tipo de segmentação.

Outra informação importante: é necessário registrar seus dados de pagamento antes de começar a campanha. Eles ficam disponíveis dentro das Configurações (roda dentada no canto superior direito), na opção Configurações de pagamento.

Pronto! Agora clicamos em Continuar e vamos seguir com a elaboração do anúncio de fato.

Anúncio

Atualmente, existem 5 formatos de anúncio para o Instagram:

  • carrossel;
  • imagem única;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia (não disponível para Stories);
  • coleção (não disponível para Stories).

Vamos ver como funciona cada um deles.

Carrossel

Um carrossel é um conjunto de duas ou mais fotos e/ou vídeos, com no máximo 10 cartões por anúncio.

Para fazer o seu, comece escrevendo o Texto, que é uma espécie de descrição que vai aparecer abaixo de todas as imagens que você incluir. Use a criatividade e tenha em mente que emojis e hashtags são permitidos.

Para cada imagem, é possível escolher um Título — que é a frase que aparecerá na primeira linha de texto do anúncio — e uma URL de destino.

A URL fica acessível pelo botão de chamada para ação (CTA), que tem as opções Saiba mais, Fale conosco, Obter oferta e muitas outras. Veja qual combina melhor com a sua campanha.

Não se preocupe com os campos URL Ver mais e Link de exibição “ver mais” porque eles são para anúncios no Facebook.

Um anúncio nesse formato para o Stories segue os mesmos princípios, mas é preciso verificar se a proporção das imagens é de 9:16.

Imagem única

Aqui, em vez de duas ou mais imagens, devemos escolher apenas uma foto.

Os campos são muito parecidos com aqueles de criação de carrossel. Veja como fica a prévia para o Instagram Stories, em que o usuário deverá arrastar para cima para acessar a URL de destino.

Vídeo único

Se preferir uma propaganda com um vídeo único, a ferramenta permite selecionar um arquivo .mp4, .mov ou .gif de até 60 segundos.

Existe a possibilidade de enviar um documento separado para legendas.

Se não tiver um vídeo, clique em Usar modelos para utilizar suas fotos para compor animações que funcionarão como vídeos.

Os demais parâmetros seguem praticamente os mesmos conceitos que vimos para os outros formatos, como Texto, URL e Chamada para ação.

Apresentação multimídia

Outra alternativa é criar uma apresentação multimídia, que nada mais é que uma espécie de exibição de slides automática. Para fazer a sua, escolha a opção Criar apresentação multimídia.

Depois, na janela Kit de criação de vídeo, selecione Criar apresentação multimídia e clique em Continuar.

Por fim, basta escolher as imagens (de 3 a 10), a duração de tempo que elas terão e o efeito de transição. Inclua uma música se quiser e confirme.

Feito isso, é só preencher os campos que já vimos para os outros formatos.

Coleção

O formato de coleção mostra diversos itens em uma experiência móvel de tela cheia.

Como ele é mais voltado para quem pretende vender produtos, você deverá ter o seu inventário cadastrado no Gerenciador de Catálogo do Facebook antes de criar o modelo de vitrine para a propaganda.

Como criar seu anúncio via Instagram?

Agora que entendemos o funcionamento do Instagram Ads, é hora de colocarmos o seu anúncio para rodar.

Confira então o passo a passo para criar anúncios e gerar resultados com eles:

Instagram para negócios

Caso ainda não tenha, o primeiro passo é criar uma conta para a sua empresa no Instagram. O processo é simples, bastando seguir as instruções do app.

Em seguida, para que as opções de criar propagandas apareçam, é necessário configurar um perfil comercial — lembrando que você vai precisar ter uma página do negócio no Facebook para fazer a sincronização.

Acesse o seu perfil e toque no hambúrguer menu (os 3 tracinhos que ficam no canto superior direito). Depois, escolha Configurações.

Então, selecione Mudar para perfil comercial e siga os passos que aparecem na tela para começar a usar a versão do Instagram para negócios.

Promoções

Depois que o seu perfil comercial estiver habilitado, repare que aparece um botão Promoção ao lado de Editar perfil. Ele permite criar anúncios com mais agilidade se compararmos com as ferramentas do Facebook, mas vale destacar que as opções serão um pouco mais limitadas.

Dentro da função Promoções, depois de tocar em Criar promoção, você deverá escolher uma das suas publicações no Instagram para servir como um anúncio, ir em Avançar e seguir estas 4 etapas:

Destino

Aqui, vamos selecionar para onde direcionar as pessoas que verão o anúncio. As opções são:

  • seu perfil do Instagram;
  • seu site;
  • sua fachada (para o prospect visualizar o endereço da sua empresa ou número de telefone).

Público

A configuração das características do público-alvo é muito similar à que vimos no Gerenciador de anúncios.

Você pode escolher entre criar sua própria segmentação, deixar o Instagram fazer isso automaticamente — com base em aspectos dos seus seguidores — ou usar um público que já tenha criado anteriormente.

Orçamento e duração

Basta definir o orçamento diário (até R$ 1.000,00) e a duração da campanha (de 1 a 30 dias). O sistema mostrará o alcance estimado segundo os ajustes de ambos os parâmetros.

Analisar

O último passo é revisar todos os elementos do anúncio estão de acordo.

Para inserir dados de pagamento, você pode usar um cartão já registrado no Facebook ou ir no seu perfil do Instagram, hamburger menu, Configurações, escolher Pagamentos e definir um método da sua escolha.

Depois que estiver tudo certo, toque em Criar promoção.

Ótimo! Agora você já sabe como criar um anúncio no Instagram Ads utilizando o Facebook e também por meio de um método mais ágil — diretamente pelo app do Instagram.

Seja qual for a sua escolha, utilize os recursos de mensuração de resultados das plataformas para avaliar se a sua publicidade está sendo bem aceita pelo público ou se precisa de ajustes.

Altere a segmentação da audiência, modifique o conteúdo das propagandas, experimente outros formatos… enfim, faça testes e documente tanto experiências boas quanto ruins.

Otimize o retorno sobre o investimento em mídia paga e sucesso com suas campanhas!

Fonte original do texto: Marketing de Conteúdo – https://marketingdeconteudo.com/instagram-ads/

Confira também no blog da A&P Publicidade: Aprenda como recuperar posições que você perdeu no Google e como nunca mais perdê-las!