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Conheça as 13 principais ferramentas de marketing digital

Udacity Brasil – Nunca houve um volume de informações tão grande disponível. Estes dados foram capazes de revolucionar o marketing, cada vez mais personalizado e eficaz.

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Para facilitar o trabalho de quem atua na área, criou-se todo um mercado de ferramentas de marketing digital. Confira as principais abaixo!

Por que utilizar ferramentas de marketing digital

O avanço avassalador da internet e das mídias digitais nos últimos anos abriu um universo de possibilidades às empresas para alavancar seus negócios. Porém, em meio a tanta concorrência, é necessário profissionalizar as estratégias a fim de não só aumentar a presença digital, mas também de utilizá-la a seu favor, otimizando a performance de seus canais.

Nesse processo, as ferramentas de marketing digital são essenciais e podem ser de enorme ajuda para converter acessos e visitas a seu site em vendas.

Com elas, é possível automatizar diversas tarefas que acabam tomando muito tempo e dificultam que a equipe foque em atividades mais estratégicas para o negócio. As ferramentas de marketing digital também ajudam a agrupar, filtrar e interpretar um grande volume de informações sobre a sua plataforma e seus visitantes, detectando traços importantes como o perfil do usuário e seu comportamento dentro do site ou aplicativo.

Isso porque, ao recorrer a essas ferramentas online, o empreendedor terá acesso aos chamados indicadores-chave de desempenho (KPIs). KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, utilizado para medir a performance dos processos de uma empresa e, a partir desses dados, identificar padrões, criar estatísticas e elaborar estratégias mais eficientes para atingir determinadas metas.

Essa mensuração de resultados é crucial na elaboração e realização de uma campanha de marketing digital, por exemplo. Os KPIs são utilizados como indicadores de desempenho dos objetivos traçados.

Com eles, é possível fazer um acompanhamento em tempo real no decorrer das ações e avaliar se uma campanha está sendo bem-sucedida ou não – e, a partir daí, fazer as mudanças de curso necessárias. As opções disponíveis de ferramentas online já são muitas e não param de crescer: segundo o estudo Marketing Technology Landscape 2018, o número de soluções tecnológicas no segmento cresceu 27% do ano passado para cá, totalizando 6.829 ferramentas.

Para facilitar a sua busca separamos as 13 melhores ferramentas de marketing digital para você, agrupadas em diferentes categorias:

  • Análise
  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • Publicidade
  • Automação de marketing
  • Redes sociais

Ferramentas de análise

Google Analytics

O Google Analytics está entre as ferramentas de marketing digital mais utilizadas no segmento por profissionais e empreendedores de todo o mundo. A plataforma (que tem uma versão gratuita) permite o monitoramento de tráfego de um site, fornecendo informações como número de visitas, tempo de visita, número de páginas por sessão, origens do tráfego (orgânico, redes sociais, mídia paga, etc.), entre outros. Além dos dados referentes à experiência do usuário, a plataforma também fornece informações sobre a audiência, como idade, gênero, interesses, afinidades e nicho de mercado.

É possível analisar relatórios-padrão fornecidos pelo Google Analytics ou customizar os filtros de acordo com as suas necessidades e características do seu negócio.

No caso de um e-commerce, ele mostra qual o desempenho de sua loja virtual e também aponta quais são as campanhas de marketing que geram melhores resultados. No mapa de calor do Google Analytics, também é possível observar as áreas mais clicadas do seu site e quais delas geraram mais receita.

Adobe Analytics

Concorrente direto do Google Analytics, o Adobe Analytics também realiza análises em tempo real do tráfego de determinado site ou aplicativo. As informações que ele disponibiliza são similares, mas a metodologia de coleta de dados é outra.

Diferentemente do Google Analytics na versão gratuita, os dados exibidos pelo Adobe Analytics não são amostrais, ou seja, são referentes ao universo total, o que pode deixá-los mais precisos. Além disso, por fazer parte do chamado sistema Adobe Marketing Cloud, é possível interligar o Adobe Analytics a outras ferramentas de marketing digital oferecidas pela Adobe – Adobe Experience Manager, Adobe Media Optimizer, Adobe Social, Adobe Campaign, Adobe Audience e Adobe Target –, oferecendo uma visão mais completa do seu negócio e possibilitando a atuação em diversas frentes de marketing digital ao mesmo tempo. Assim, a plataforma do Adobe Analytics é um pouco mais robusta que o Google Analytics. Na contrapartida, porém, não há versão gratuita.

SimilarWeb

O SimilarWeb é uma plataforma de inteligência empresarial que permite a análise de monitoramento de tráfego de qualquer site ou aplicativo. Assim, é possível comparar o seu canal com os da concorrência e identificar novos competidores em potencial. Tal qual o Google e Adobe Analytics, ele também fornece informações como total de visitas, origens do tráfico e engajamento via redes sociais, além de apontar sites similares.

O modo gratuito do SimilarWeb oferece cinco resultados por métrica, três meses de análise de dados de tráfego via web e um mês de análise de tráfego via mobile, ou seja, em aplicativos. Já os pacotes, a partir de 99 dólares mensais, oferecem uma gama maior de informações, incluindo análise de palavras-chave, por exemplo.

Ferramentas de SEO

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês). SEO consiste num conjunto de técnicas e práticas para a otimização de sites, ou seja, fazer com que eles melhorem seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca – sendo o principal deles o Google.

Em outras palavras, aplicar estratégias de SEO faz com que determinado conteúdo seja encontrado mais facilmente pelos usuários, uma vez que ele aparecerá nas primeiras posições em plataformas de busca.

As práticas de SEO giram em torno de palavras-chave: expressões que apontam o assunto central e mais relevante em determinada página. Assim, o SEMrush permite o monitoramento de palavras-chave orgânicas, bem como identifica expressões combinadas para que o empreendedor obtenha melhores resultados em suas campanhas e, consequentemente, se destaque de seus concorrentes, escalando posições nos motores de busca.

O SEMrush também fornece dados de backlinks, ou seja, informações sobre os links que apontam para seu site. Esses dados são relevantes pois afetam diretamente a credibilidade da sua plataforma. Na versão gratuita, há um limite de dez pesquisas por dia. Já o plano pago mais simples permite até 3 mil solicitações diárias de análises de dados.

Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma gratuita de SEO para subir a posição de um site nos resultados de busca do próprio Google. O foco é não só melhorar o ranqueamento da plataforma no buscador, mas descobrir formas de mantê-la e monitorá-la ao longo do tempo.

Entre as informações oferecidas pelo Google Search Console estão a aparência de pesquisa, que mostra como o Google “lê” cada seção das páginas: título, descrições, textos, imagens, etc.

Outro filtro é referente ao tráfego de pesquisa: o que leva as pessoas que navegam pelo Google a clicar (ou não) no link que leva ao seu site. Outro dado interessante é referente ao rastreamento: quais os problemas que os robôs (os famosos algoritmos) do Google estão encontrando para vasculhar as páginas da sua plataforma em busca de conteúdo relevante para o usuário.

Yoast

O Yoast é uma ferramenta de SEO para usuários de WordPress, plataforma que começou como uma plataforma para blogs há 15 anos, mas que hoje é responsável por um terço dos sites da internet, segundo pesquisa recente da W3 Techs.

Trata-se de um plugin da plataforma que ajuda na otimização das páginas para motores de busca. O Yoast dá sugestões de como melhorar o ranqueamento nos principais buscadores.

A versão gratuita oferece análises sobre o uso de palavras-chave, dicas para a otimização de título, URL e meta-descrição, contador de links internos, entre outros. Já a versão paga oferece mais possibilidades, como uma ferramenta de redirecionamento, sugestão para links internos, prévia de compartilhamento em redes sociais e a possibilidade de focar a análise e otimização em mais de uma palavra-chave por página.

KeywordTool.io

É uma ferramenta de sugestão de palavras-chave com base no “auto complete” do Google e de outros buscadores. Ao digitar uma palavra-chave no KeywordTool.io, a ferramenta, de interface simples, oferece até 750 sugestões com base no termo pesquisado.

Ela é útil para quem busca por palavras-chave do tipo long tail: termos e expressões mais longas, porém mais segmentadas e melhores para conversão. Possui planos gratuitos,

Ferramentas de marketing de conteúdo

HubSpot

O HubSpot é uma ferramenta de inbound marketing, um conceito relativamente novo que significa algo como marketing de atração. É um conceito simples: em vez de a empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas tradicionais de marketing, faz com que ele voluntariamente a encontre por mecanismos de busca, sites de referência e redes sociais. O ponto-chave é que ele não chega até o site da empresa já para comprar mas, primeiramente, para buscar respostas de que precisa. Nessa proposta, uma das principais estratégias do inbound marketing é o chamado content marketing, ou marketing de conteúdo, que consiste em informar as pessoas – por meio de posts num blog ou dicas em redes sociais, por exemplo – para fazer com que a marca tenha mais credibilidade e que os usuários futuramente se tornem clientes.

O HubSpot foi criado por Brian Halligan, um dos idealizadores de inbound marketing. Trata-se de um software que oferece diversas ferramentas de interação, conversão e análise de resultados. Seu objetivo é aumentar o tráfego de determinada plataforma, gerando mais oportunidades de vendas. Ele oferece ferramentas como monitoramento de redes sociais, sistema de gestão de conteúdo, ferramentas de SEO, análises de alcance, identificação de concorrentes, criação e otimização de prospectos, entre outros. O HubSpot tem uma versão gratuita, mais simples. Já os planos pagos vão de US$ 25 a US$ 2,4 mil mensais, a depender da quantidade de ferramentas e do porte da empresa.

Ferramentas de publicidade

O Google Ads (antigo Google AdWords) é o serviço de publicidade do Google. A ferramenta exibe na página de resultados do buscador Google um anúncio na forma de um link patrocinado – em resposta a uma busca na internet, por meio da pesquisa de palavras-chave, da mesma forma que uma estratégia de SEO. Trata-se, porém, de uma mídia paga.

As palavras-chaves são encontradas por meio de algoritmos de busca que determinam a relevância de determinada busca do usuário para aquele anúncio. Essa relevância também pode ser determinada pela quantia que o cliente paga e pelo volume de buscas. O anunciante paga um valor por clique, que varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida.

Ferramentas de automação de marketing

RD Station

A RD Station Marketing é uma ferramenta automação de marketing, landing pages e monitoramento de redes sociais. Landing pages são páginas que têm como objetivo receber visitantes e convertê-los em leads, ou seja, em potenciais consumidores do seu serviço ou produto (por meio de um cadastro ou da assinatura de uma newsletter, por exemplo). As landing pages têm por objetivo oferecer materiais e conteúdos relevantes para o usuário a fim de convencer o visitante a fornecer informações pessoais, como nome, e-mail e telefone, por exemplo. A partir desse vínculo, é possível enviar conteúdos customizados de acordo com o seu perfil e suas necessidades como consumidor que potencialmente o atraiam e façam com que ele vire um cliente.

A RD Station tem como objetivo atrair visitantes ao site de determinada empresa, transformando visitantes em oportunidades de negócio. A partir do relacionamento com os clientes em potencial (leads) e da conversão em vendas, é possível analisar o chamado ROI (retorno sobre investimento) de cada canal.

Além do desenvolvimento de landing pages, a RD Station oferece automação de marketing (disparo de e-mails customizados, por exemplo), publicação em redes sociais, monitoramento de metas e da conversão dos leads em clientes.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing bem simples e intuitivas. Ela oferece templates de e-mail personalizáveis, automação com base no comportamento do usuário no site, aplicativo para gerenciamento de campanhas e segmentação avançada de assinantes.

O plano gratuito permite até 2 mil assinantes na sua base de dados e o disparo de até 12 mil e-mails. Acima disso, o serviço é pago, sendo que os planos variam entre US$ 10 e US$ 199.

Ferramentas de redes sociais

Buzzsumo

O BuzzSumo figura entre as ferramentas para social media. A plataforma para identifica os conteúdos que tiveram um melhor desempenho nas redes sociais sobre um determinado assunto. Funciona assim: ao buscar um determinado tópico, o site irá exibir as páginas e links com o maior número de compartilhamentos gerais e também separadamente pelas principais redes sociais, como Facebook e Twitter.

Ao analisar os conteúdos mais compartilhados, é possível identificar correlações entre palavras-chave de modo a auxiliar na otimização de conteúdos sobre determinado assunto para o seu negócio.

O BuzzSumo permite filtrar os resultados por data, linguagem, país, domínio e tipo de conteúdo. Ele também exibe tendências em tempo real que também podem ser filtrados por assunto: tecnologia, negócios, entretenimento, entre outros.

Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma criada automatizar e monitorar as redes sociais da sua empresa. Em um único painel, é possível gerenciar as contas de todas as redes sociais do seu negócio, monitorar menções aos seus perfis, responder comentários, agendar publicações e acompanhar palavras-chave relevantes, a fim de gerar mais engajamento. É uma das ferramentas para social media mais utilizadas.

Fonte original do texto: Udacity Brasil – https://br.udacity.com/blog/post/ferramentas-de-marketing-digital

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