E-mail: atendimento@aep.net.br
WhatsApp: +55 11 94277-9889

Descrição de produto e categoria: Qual a importância na sua estratégia de conteúdo

Blog Marketing de Conteúdo – Confira mais sobre como a descrição de produtos e de categorias pode ser uma grande aliada para alavancar a sua loja online.

Se você tem um e-commerce, deve saber que informações são essenciais para o sucesso da sua loja virtual.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Aprenda como fazer Marketing de Conteúdo para o LinkedIn

Dessa forma, uma boa descrição de produto e categoria é fundamental. Quando bem feita, elas podem trazer muitos benefícios para o seu site. Então, investir tempo e dinheiro para elaborá-las torna-se fundamental.

Se você já tem um estratégia de Marketing de Conteúdo rodando, saiba que é possível unir esses dois pontos no seu planejamento de Marketing Digital, já que ambos são conteúdo. Existem algumas técnicas que podem ser usadas para potencializar seu sucesso.

Neste artigo vou mostrar como sua estratégia de Marketing de Conteúdo vai ajudar nas suas páginas de produto e categoria, desenvolvendo assim um plano unificado.

Descrição de produto e categoria = Blogpost

Uma página de produto e categoria nada mais é que uma página na internet, portanto, o Google vê com bons olhos aqueles que desenvolvem um bom conteúdo, exatamente como em uma página de blog.

Se você já faz uma estratégia de Marketing de Conteúdo com blog, não será difícil escrever uma descrição de produto e categoria seguindo as mesmas técnicas de um blog post.

Sim, uma descrição nada mais é que um blog post de meio de funil!

Portanto, minha sugestão é elaborar um conteúdo completo, focando em palavras-chave, escaneabilidade, meta tags, entre outras técnicas de escrita para web.

Tome muito cuidado para não exagerar e perder a qualidade, que é importante em todas as etapas da sua produção de conteúdo.

Rankear para o nome do produto

Já imaginou rankear organicamente suas páginas de produto e categoria nas primeiras posições para o nome do seu produto?

Você economizaria com anúncios pagos e também receberia a maioria dos cliques da SERP!

E se você já trabalha com blog, sabe que isso é essencial para a estratégia, mas que não acontece do dia pra noite.

Assim, usar técnicas de SEO para as páginas de produto e categoria também é extremamente importante.

Como nos seus blogposts, desenvolver conteúdo para as páginas de produto e categoria é uma estratégia a longo prazo, então pode ter certeza que você não irá rankear nos primeiros meses. Já sabemos que SEO é um trabalho diário, então foque nas boas práticas da mesma forma que no seu blog.

Posts Satélites

Ela consiste em escrever um post principal, bem completo, que chamamos de post pilar, que é rodeado por posts satélites.

No post pilar, focamos em uma palavra-chave muito concorrida e importante para o nosso negócio. Já os posts satélites, que geralmente são menores e para palavras-chave long tail, devem ter alguma relação e linkar para o post pilar.

Com isso seu post pilar ganhará muita relevância e, junto com outras técnicas, é possível chegar na primeira página e, provavelmente, no primeiro lugar do Google.

A grande sacada aqui é que o seu post pilar pode e deve ser sua página de produto e/ou categoria, enquanto os posts satélites podem ser conteúdos do seu blog, todos eles linkando para o post principal.

Desta maneira você fortalece cada vez mais suas páginas de produto e categoria, fazendo uma teia de links internos dentro do seu blog e e-commerce.

Porém, isso só é possível depois de uma vasta pesquisa de palavra-chave, para entender principalmente qual a intenção de busca do usuário, quantidade de busca, concorrência, entre outras fatores.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo de uma estratégia de post satélite:

  • Post Pilar: Tênis de corrida Nike (página de produto).
  • Posts Satélites:
  • Os X melhores tênis de corrida (Conteúdo do blog);
  • Como os tênis de corrida amortecem o impacto (Conteúdo do blog);
  • Vai começar a correr? O que você precisa saber (Conteúdo do blog);

Estrutura do blog e da loja virtual

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo é extremamente importante para sua loja virtual. Mas, para que ela funcione perfeitamente, é necessários se atentar à estrutura do seu blog e do seu e-commerce.

Vamos começar falando do seu blog. Agora que você já desenvolveu uma descrição de produto ou categoria incrível, podemos e devemos aproveitar todo o tráfego que seu blog gera para levar o máximo de usuários possíveis para as páginas da loja.

Para isso, é fundamental inserir CTAs, principalmente no formato de banners, dentro no seus blogposts, na lateral do blog e onde mais você achar que faz sentido.

Não se preocupe em ser agressivo aqui: as pessoas precisam saber que aquele conteúdo fantástico que elas estão lendo é de uma loja virtual.

A mesma coisa acontece nas suas páginas de produto e categoria. O usuário precisa saber que você tem um blog, então, dentro do conteúdo dessas páginas, insira hiperlinks para conteúdos do blog.

Análise dos resultados

Agora que você já fez uma descrição de produto ou categoria incrível, faz um trabalho conjunto com seu blog com posts satélites, otimiza para os motores de busca e tem uma excelente estrutura de site e blog, é hora de analisar os dados.

Uma forma de analisar se sua página está performando bem é analisando o rankeamento. Verifique como está sua posição no Google e quais pontos você pode melhorar para obter melhores resultados. Você pode utilizar o Google Search Console ou ferramentas mais robustas, como o SEMRush.

Se suas páginas do site ou blog chegaram na primeira página do Google, analise agora a taxa de conversão no Analytics (ou outro software de análise).

Não se esqueça que a conversão pode ser influenciada por muitos fatores, como a experiência do usuário, frete, imagens do produto, valor do produto, entre outros. Portanto, é preciso pensar nesses pontos também. A descrição do produto com certeza é uma forte aliada para a conversão, mas não faz milagre.

Para identificar a influência do blog nos acessos em suas páginas de produtos, você pode utilizar a atribuição multicanal e assim corrigir ou potencializar as suas ações do blog.

Conclusão

Uma boa descrição de produto e categoria pode trazer ótimos resultados para sua loja virtual. Assim, unir a sua estratégia de Marketing de Conteúdo certamente irá potencializar seu sucesso.

Não deixe de seguir essas dicas para que suas páginas cheguem no topo das SERP e aumentar sua taxa de conversão.

Espero ter ajudado você a entender a importância da estratégia de conteúdo para sua loja virtual! Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer ajudar você!

Fonte original do texto: Blog Marketing de Conteúdo – https://marketingdeconteudo.com/descricao-de-produto-e-categoria/

Confira também no blog da A&P Publicidade: Marketing Digital para Empreendedores: como essa estratégia pode alavancar seu negócio