E-mail: atendimento@aep.net.br
WhatsApp: +55 11 94277-9889

Como criar uma boa experiência de compra online e aumentar vendas no e-commerce

Por Ecommerce Brasil – Não dá para criar uma receita de bolo e simplesmente passar para todos os e-commerces com o objetivo de criar uma perfeita prateleira digital.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Marketing de Conteúdo responsável: em tempos de fake news, não faça “publicidade fake”

Atingir esse objetivo requer esforço, mas é possível. Assim como em qualquer tipo de negócio, você deve investir tempo e estudo para deixar o seu ambiente online atrativo ao consumidor.

Apesar de cada segmento de venda pela internet representar um nicho de mercado e um público específico, existem algumas características nos e-commerces que se repetem. Infelizmente essa constância não é uma ação rotineira positiva, mas algo destrutivo. E isso reflete na qualidade da experiência de compra do consumidor online.

A boa notícia é que todo erro tem solução ou tudo que já está bom, pode melhorar. Eu já passei (e provavelmente você também) por situações desagradáveis devido à falta de conteúdo entre as páginas de produtos online. Cansei de comprar algo pela internet e ser surpreendido por um produto menor do que o tamanho descrito pelo e-commerce. Nesse sentido, acho todos temos uma história pra contar.

Se essa é uma ação que se repete entre os consumidores, significa que provavelmente o seu site também precise de uma repaginada. Já pensou em como isso pode significar a sobrevivência da sua loja virtual? Não adianta ter um bom produto e não investir para que ele se destaque na vitrine.

Para mim não há fórmula mágica, mas cito cinco dicas que vão deixar o seu consumidor online satisfeito. Você vai criar uma vitrine virtual atrativa e consequentemente aumentará as vendas do seu e-commerce. Tenha sempre em mente que no ambiente online o seu cliente não tem um vendedor para tirar dúvidas. Nesse caso, portanto, o conteúdo será a alma do seu negócio. Confira as dicas abaixo:

Descreva seu produto de forma completa

Muita gente não sabe, mas as descrições de um produto influenciam diretamente no SEO. Ou seja, nos mecanismos que fazem a sua página aparecer nas primeiras posições em sites de buscas, como o Google. Quanto mais informações um produto tiver, mais tempo o usuário permanecerá na sua página e melhor será o ranqueamento do seu e-commerce pelos buscadores.

Sites com grande número de informações e conteúdo aumentam o tráfego do e-commerce e, consequentemente, a conversão de vendas. Afinal, o consumidor não precisará deixar a sua página para procurar em outros sites. Investir em qualidade de textos, vídeos e imagens é essencial para otimizar vendas e fidelizar o cliente.

Invista na experiência do cliente

Quando a jornada do consumidor é desagradável isso gera frustração. Com soluções simples é possível reverter esse quadro e conquistar clientes. Investir para o usuário ter no e-commerce as mesmas sensações de uma loja física é, com certeza, o que fará o negócio deslanchar. O cliente precisa encontrar com facilidade o que necessita no ambiente online.

Acerte no design

Assim como nas lojas físicas, os e-commerces que valorizam a exposição dos produtos nas vitrines digitais. Ambientando-os de forma correta, portanto, as chances de vendas aumentam. O varejista precisa conhecer e estar a par dos produtos com maior rotatividade e desenvolver estratégias de marketing para aumentar vendas. Supere as expectativas dos seus clientes.

Monitore a concorrência

Você sabe tudo o que seu concorrente está fazendo nesse momento? Já parou pra pensar que seus clientes podem estar migrando para outros sites e, por isso, suas vendas caíram? Conhecer as estratégias e criar planos de ação para superá-las é o mais importante quando se trata de observar os e-commerces que concorrem com você.

Invista em um checkout simples

Concluir a compra é o último passo do processo (e o mais importante). Estudos indicam que 70% dos consumidores de lojas virtuais desistem exatamente neste momento. E como garantir que a compra seja, de fato, efetivada? Com um processo de finalização simples e fácil. O excesso de cliques e abertura de telas para a conclusão do processo de compra é um dos fatores que estimulam o abandono de carrinho. Informações claras sobre formas de pagamento, frete e canais de comunicação são formas de não perder vendas no checkout. Encerrar o processo de compras com facilidade e simplicidade faz toda a diferença.

Texto publicado originalmente em Ecommerce Brasilhttps://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-criar-uma-boa-experiencia-de-compra-online/

Confira também no blog da A&P Publicidade: 36% das empresas que investem na experiência do consumidor crescem mais de 50%