E-mail: atendimento@aep.net.br
WhatsApp: +55 11 94277-9889

Conquiste mais clientes em sua loja física com o Google Meu Negócio

Marcelo Cezar
por Marcelo Cezar
Coordenador de Marketing e Gestor de Contas na A&P Publicidade

Se você possui um estabelecimento comercial, sabe a importância de aparecer nos primeiros resultados do Google e também no Google Maps. Foi pensando em você que a A&P elaborou um guia completo de como o Google Meu Negócio, uma ferramenta 100% gratuita, pode ajudar os seus clientes a encontrarem a sua empresa de forma rápida e fácil. Confira abaixo.

O que é o Google Meu Negócio?

Como falado anteriormente, essa ferramenta é 100% gratuita e poucas empresas a utilizam em sua estratégia de marketing online. Seu objetivo é ajudar clientes próximos a encontrarem a sua empresa por meio da busca local.

Ainda não entendeu? Vamos dar um exemplo: uma pessoa está buscando na internet por uma empresa credenciada de vistoria (ECV) na cidade de São Paulo; ao realizar a busca, o Google indicará na primeira posição, de forma orgânica (ou seja, sem custo), as empresas cadastradas no Google Meu Negócio mais próximas ao cliente (levando em consideração de onde ele está acessando).

Se o cliente pesquisar por uma empresa de vistoria automotiva específica, por exemplo “Engevel Vistorias” além da listagem descrita acima, será exibido, na lateral do resultado, um painel com mais detalhes sobre a empresa: fotos e avaliações do público, informações relevantes como os horários de pico e até posts publicados pela empresa.

Segundo o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Ou seja: utilizando o Google Meu Negócio, você tem a chance de conquistar a confiança dos seus potenciais clientes e, assim, receber mais visitas.

Agora, imagine como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa. Além de ganhar a visibilidade e presença nas buscas online, ela ajuda você a se comunicar com seu cliente oferecendo todas essas informações sem que precise pagar por isso.

O Google Meu Negócio serve para todas as empresas?

Não! O Google Meu Negócio é uma ferramenta focada apenas em empresas que têm contato presencial com os seus clientes. Portanto, se você não possui uma empresa física e trabalha totalmente online, a ferramenta não conseguirá atender seu negócio.

Porém, não desanime e muito menos abandone nosso blog! Pensando em você que tem negócio online, como um e-commerce, a Aline, especialista em Marketing Digital aqui na A&P Publicidade, preparou um conteúdo dando dicas de como aumentar o faturamento da sua loja online.

Aos que estão interessados no Google Meu Negócio, continuem nos acompanhando por aqui.

Quais os benefícios em utilizar essa ferramenta?

Como você leu até agora, estar no Google Meu Negócio é essencial para sua estratégia de marketing digital. Para convencê-lo ainda mais, listamos abaixo 4 benefícios em utilizar a ferramenta:

1. Ser encontrado por novos e antigos clientes

Já falamos sobre esse benefício que, na realidade, é o principal objetivo da ferramenta. Porém, é necessário entender que ser encontrado pelo seu cliente na hora em que ele mais precisa é uma oportunidade para sua empresa ofertar produtos e serviços quando a pessoa está em uma fase avançada da jornada de compra.

Quando o Joãozinho, de Santo André, por exemplo, procura na internet por “ECVs no ABC Paulista”, podemos concluir que ele ao menos tem a intenção de entrar em contato com alguma empresa e conhecer os serviços ofertados, certo?

Logo, se você é dono de uma ECV na região que ele buscou, e se sua empresa estiver cadastrada no Google Meu Negócio (como é o caso da Engevel, cliente da A&P Publicidade), aumentam as chances do seu estabelecimento aparecer para esse potencial cliente e de ele fechar a contratação do serviço desejado.

2. Presença online

Ao realizar a busca online e acessar o perfil da sua empresa, o cliente recebe uma série de informações que o ajudam a conhecer os seus produtos e serviços como se estivesse pessoalmente em sua loja.

Além dos dados básicos, como endereço, localização no Google Maps, telefone, site, fotos e vídeos da sua empresa, é possível contratar um fotógrafo para realizar registros 360° da área interna da sua loja.

Outro ponto interessante da ferramenta é a possibilidade de criar ações específicas para a própria ferramenta, como: ações sazonais, promoções, oferta e até lançamento de novos produtos. Todas essas ações são válidas na hora de despertar o interesse do público por sua empresa.

3. Estatísticas

Possuir a análise de dados e métricas em relação ao comportamento dos usuários com a empresa é fundamental para a estratégia de marketing digital de qualquer negócio.

O Google Meu Negócio oferece insights completos referentes ao número de pesquisas, visitas, navegabilidade, ações do usuário na página, quantas pessoas traçaram uma rota para chegar até a sua empresa, além de um painel completo com estatísticas de quantas ligações foram realizadas em cada dia da semana para a sua empresa a partir do uso da ferramenta.

4. Interagir com os clientes

Não é novidade que ter um relacionamento próximo com os seus clientes é fundamental na hora da fidelização.

Com o Google Meu Negócio, você recebe diretamente em sua página o feedback de quem já utilizou o seu serviço ou comprou em seu estabelecimento. Esse retorno é fundamental para extrair informações importantes sobre o desempenho do seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados e entender melhor como o seu público se comporta.

Você ainda poderá respondê-los para resolver problemas, sanar dúvidas e ouvir sugestões que podem ajudar a aproximar a comunicação da sua empresa com os seus clientes.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Se você gostou das vantagens apresentadas acima quanto ao uso dessa ferramenta, deve estar se perguntando: como cadastro minha empresa? Abaixo indicamos o passo a passo:

  1. Crie uma conta no Gmail – é com este e-mail que você consegue criar e administrar todas as informações do Google Meu Negócio.
  2. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “começar agora”.
  3. Preencha o formulário como nome da empresa, país, endereço, código postal e categoria na aba “Adicionar meu negócio”. Informe também se atende os clientes onde eles tiverem ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).
    Preencha o formulário como nome da empresa, país, endereço, código postal e categoria na aba “Adicionar meu negócio”. Informe também se atende os clientes onde eles tiverem ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).
  4. Confirme a sua autorização para gerenciar a empresa e indique que aceita os termos de serviço.
    Confirme a sua autorização para gerenciar a empresa e indique que aceita os termos de serviço.
  5. Confirme o local do seu negócio. O Google enviará um código para a sede da empresa, que vai chegar em até 15 dias úteis pelos Correios. Assim que esse código chegar, preencha-o no aviso vermelho que deve aparecer em algum local da sua tela de cadastro. Provavelmente, no topo.
  6. Acompanhe o painel de métricas e análise os insights diariamente.
  7. Promova melhorias e atualizações regularmente.

Dicas simples para se destacar no Google Meu Negócio

Para aproveitar todo o potencial do Google Meu Negócio, confira algumas ações simples que você pode fazer com a ferramenta.

Atualização

Crie uma rotina de avaliação em sua conta na ferramenta e observe sempre se as suas informações estão atualizadas. Confira se o seu endereço, telefone, site, e-mail estão corretos.

Interação

Também é de extrema importância manter uma boa taxa de resposta nas avaliações e dúvidas enviadas por seus clientes

Fotos

A ferramenta pode ser o cartão de visitas da sua empresa nas buscas online, por isso, capriche nas fotos do seu estabelecimento e, se possível, insira vídeos na sua conta para chamar ainda mais a atenção do público.

Não importa o tamanho da sua empresa, vale a pena utilizar o Google Meu Negócio na sua estratégia de marketing digital. Como descrito ao longo de todo o texto, o seu processo de instalação é simples e fácil e em pouco tempo você terá presença garantida nos resultados de pesquisa do Google e Google Maps.

Além desta ferramenta, o maior buscador do mundo oferece diversas possibilidades para empresas divulgarem seus produtos online, como o Google Ads. Caso queira aprender um pouco mais sobre o uso de mídias pagas como essa, baixe o nosso e-book gratuito: Mídias pagas que dão resultado.