E-mail: atendimento@aep.net.br
WhatsApp: +55 11 94277-9889

30 melhores extensões do Google Chrome para profissionais de Marketing Digital

Texto por Rock Content – Extensões do Google Chrome permitem que o usuário personalize sua navegação para ter a experiência ideal com a ferramenta. Mas como usá-la para transformar a rotina do profissional de Marketing Digital?

Existe um universo de extensões do Google Chrome de marketing digital que podem facilitar bastante a vida do profissional da área. Escolher entre elas, no entanto, pode ser desafiador.

Algumas são gratuitas, otimizam o desempenho do navegador e personalizam a experiência do usuário de acordo com aquilo que ele precisa, ou seja, aumentam sua usabilidade.

Em excesso, porém, podem até mesmo aumentar o consumo de energia do computador.

Para evitar essa sobrecarga e até assegurar a privacidade das informações dos usuários, fizemos uma lista de 30 extensões que são indispensáveis e seguras para o profissional de marketing digital. Confira quais delas podem estar fazendo falta no seu navegador.

Análise de conteúdo

1. MozBar

O MozBar oferece uma informação simples, porém, extremamente estratégica: a análise da autoridade do domínio, páginas e até mesmo dos resultados das SERPs.

2. BuiltWith

Essa ferramenta permite identificar quais as soluções, widgets e aplicativos foram utilizados em um site. Ao pesquisar concorrentes e até mesmo autoridades do mercado, é possível identificar estratégias que precisam ser combatidas ou podem ser aplicadas no negócio.

3. SimilarWeb

A SimilarWeb oferece diversas informações sobre um site, como seu tráfego, métricas de engajamento, posições de ranqueamento nos mecanismos de buscas, de suas palavras-chave e recursos de pesquisas.

É possível aplicar a ferramenta tanto para analisar o próprio desempenho quanto para analisar sites de referência e concorrentes.

4. Ocean.io

O Ocean.io pode ser usado não só por equipes comerciais, como também para a análise de conteúdos e qualificação de leads ainda na gestão da área de marketing.

Ele permite identificar o profile de qualquer empresa nas redes sociais ao acessar seu website, inclusive, de seus profissionais. O status, localização, informações de contato, atividades sociais e relações com outras companhias também podem ser filtrados.

Isso é fundamental para o processo de qualificação de leads, para a personalização dos conteúdos e para as estratégias de marketing que serão aplicadas para convertê-los.

5. User-Agent Switcher

Os visitantes de um site podem fazer logins em diferentes navegadores e plataformas, e essa extensão ajuda na investigação da usabilidade nesses diferentes ambientes.

Considerando que existem smartphones que usam Android, iOS e Windows Phone, é crucial entender como a experiência está sendo ofertada para o usuário, não é mesmo?

Produção de conteúdo

6. Grammarly

Essa ferramenta oferece um apoio fundamental para a produção de conteúdo, melhorando a escrita ao indicar erros de gramática, ortografia e mais.

No marketing digital, transmitir uma informação de forma otimizada é fundamental, porém, se ela tiver erros de português, a imagem da empresa e do profissional responsável ficará seriamente comprometida.

7. Evernote Web Clipper

Capturas de tela com qualidade: essa extensão garante que uma imagem que possa enriquecer o texto seja devidamente captada.

Algumas edições simples, como colocar setas para dar destaque a determinados trechos, também estão disponíveis no Evernote Web Clipper, o que agiliza e garante uma qualidade maior na utilização de capturas de telas.

8. Google Scholar

Conteúdos mais avançados no funil do marketing exigem maior aprofundamento no tema. Nesse sentido, o Google Scholar permite realizar pesquisas na web de materiais e publicações de nível acadêmico.

9. Zest

Outra solução que otimiza a pesquisa de conteúdos relacionados à empresa e que possam ser compartilhados nas redes sociais.

O Zest também é um site que produz conteúdos e, portanto, tem um critério rigoroso para a criação de posts de qualidade, nas informações oferecidas e otimização.

Produtividade

10. Linkclump

Pesquisas extensas exigem a abertura de muitos links e, com essa ferramenta, é possível selecionar vários endereços para abrir ao mesmo tempo.

Pode ajudar bastante no processo de criação de conteúdo, pesquisa de palavras-chave e quem são os concorrentes na primeira página do Google.

11. Save to Pocket

No marketing digital, a quantidade de referências e conteúdos relevantes que um profissional encontra em suas pesquisas é muito grande, porém, nem sempre é fácil administrá-las.

Usando o Save to Pocket, é possível organizar todos os conteúdos por categorias que valem a pena serem lidos novamente, compartilhados ou linkados em materiais futuros.

12. Push by Zapier

Ferramenta para auxiliar no gerenciamento de fluxo de trabalho que envolve outros aplicativos e sistemas, fazendo com que todos eles funcionem juntos.

Além disso, considerando todos os alertas que esses sistemas auxiliares podem gerar, ele cria um “push” único, que garante que o profissional mantenha sua disciplina e produtividade.

13. Todoist

A ferramenta já é famosa e muitos profissionais de marketing digital utilizam para organizar suas tarefas. Assim, usar sua extensão garante um controle ainda mais efetivo, além da inclusão direta de dados da pesquisa que estejam relacionados às atividades cadastradas.

14. Focus

Uma extensão fundamental para aqueles profissionais que se perdem em sites e redes sociais sem nem perceberem.

Com o Focus, é possível cadastrar os endereços que mais roubam a atenção do profissional, garantindo que ele dê avisos caso o acesso esteja além do convencionado.

Ele também permite cadastrar objetivos de vida e lembretes regulares, mantendo o foco do profissional.

15. Calendly

O Calendly funciona como um calendário automatizado capaz de checar a disponibilidade de outros usuários, profissionais da empresa, e claro, potenciais clientes.

A partir da disponibilidade, também garante que reuniões sejam agendadas e que outros profissionais que precisam ser relacionados sejam associados ao evento.

Segurança e privacidade

16. Ghostery

É uma das extensões mais antigas e eficientes quando o tema é segurança e privacidade de dados. Ela bloqueia rastreadores que, durante a navegação, espiam e seguem o usuário pela web.

17. Privacy Badger

O Privacy Badger é muito parecido com o Ghostery e foi desenvolvido pela Electronic Frontier Foundation (EFF). A ferramenta também bloqueia anúncios de espionagem que seguem o usuário durante sua navegação.

18. Password managers

O Google Chrome oferece seu próprio gerenciador de senhas, mas essa extensão paga também é uma ferramenta muito eficiente, permitindo memorizar mais de uma senha para os usuários em diferentes sites e aplicativos.

SEO

19. Keywords everywhere

Identificar quais palavras-chave são compatíveis com o planejamento de marketing e têm maior aderência com os leads de uma empresa é essencial para a estratégia de Inbound.

Com essa ferramenta, é possível buscar keywords, consultar como está sua competição, avaliar seu desempenho, identificar como usá-las em link building e muito mais.

O uso de ferramentas de SEO é comprovadamente eficaz para conquistar melhores resultados. Segundo a SEO Trends 2018, por exemplo, 53% das empresas que adotam alguma delas consideram seus efeitos muito positivos.

20. Ubersuggets

Com o funcionamento similar ao da Keyword everywhere, o Ubersuggets também permite que as pesquisas sejam filtradas de diversas maneiras, inclusive, por país e língua falada localmente. Isso permite que a estratégia seja muito mais personalizada.

21. PageSpeed Insights

Um dos fatores que prejudicam a estratégia de SEO e a experiência do usuário é o atraso no carregamento da página. Essa extensão monitora seu desempenho e o tempo de resposta do servidor.

Também identifica quais elementos do site estão atrasando o carregamento, o que permite fazer o ajuste mais preciso.

22. Page Analytics do Google

Entender o comportamento do usuário ao visitar o site é determinante para identificar para onde sua atenção é direcionada. Assim, as informações e produtos que devem ser colocados em destaque podem ser mais bem posicionados.

23. SEO Quake

É similar ao MozBar e, portanto, apontada como uma de suas concorrentes, por também mostrar as métricas importantes para as SERPs.

Porém, em vez de usar métricas próprias, apresenta na barra aquelas mais tradicionais, como Page Rank e outros parâmetros de SEO.

24. SEO Site Tools

Além de criar uma estratégia de SEO eficiente, é preciso analisar a concorrência, seu comportamento nas mídias sociais, formas de construir o link building, métricas e detalhes de seu tráfego. A extensão oferece todas essas informações.

Social Media

25. Hashtest

As hashtags são essenciais para conectar usuários que estejam pesquisando um assunto relacionado ao produto ou serviço de uma empresa, então, devem ser escolhidas estrategicamente.

Essa solução oferece exatamente a análise da probabilidade de sucesso de uma hashtag.

Inclusive, ela é extremamente funcional e permite enviar o resultado da pesquisa para a área de transferência, aumentando a agilidade na hora da postagem.

26. Crystal

O Crystal analisa contatos do networking — ou potenciais clientes — a serem contatados apenas analisando seus perfis nas redes sociais, como o LinkedIn. Assim, é possível descobrir como se comunicar com eles, identificando qual abordagem pode ser mais efetiva, por exemplo.

Também pode ser usada para ajudar na construção de buyer personas para novos produtos e serviços de uma empresa, buscando perfis de usuários que estejam dentro do segmento e grupo de interesse.

27. Facebook Messenger

É verdade que, entre as extensões de produtividade, citamos aqui o Focus, justamente, para evitar que o profissional perca muito tempo em aplicativos e redes sociais como o Facebook.

Porém, no marketing digital, o Facebook é uma ferramenta indispensável, e sua extensão oferece muito mais do que o acesso às conversas no chat.

Desse modo, permite também checar as amizades e relacionamento criados, avaliar a timeline, fazer pesquisas e checar notificações.

Para reforçar sua função na estratégia, a Social Media Trends 2018 mostra que 94,4% das empresas respondentes estão nas redes sociais para interagir com seus clientes.

28. Easy Twitter

Essa extensão permite o gerenciamento com facilidade da conta na rede social. Usa um pop-up simples no navegador que permite a visualização da timeline, quais as menções realizadas, e claro, os trendings topics.

Como as redes sociais são importante canais de interação com os clientes e fortalecimento da autoridade da marca, ter agilidade na hora de responder às menções é fundamental.

29. Instagram web

Similar ao Easy Twitter, porém, para o Instagram. Permite curtir fotos, interagir com clientes e outros profissionais em uma janela.

30. Logout 4 all

A extensão realiza o logout de todas as redes sociais depois que elas forem usadas. Pode ser muito interessante para empresas e profissionais que alternam computadores em turnos, por exemplo, ou em visita a clientes.

Critérios para a escolha das extensões do Google Chrome de marketing digital

Por serem ferramentas de otimização das rotinas de trabalho, o raciocínio mais natural é de querer usar o máximo possível.

No entanto, a dependência pode prejudicar o desempenho do profissional, que poderá ter sua atenção dispersa e até mesmo colocar em risco a privacidade do usuário.

A extensão Hover Zoom, por exemplo, permite fazer uma busca por imagens mais rápida ao consultar diversas fontes ao mesmo tempo, só que diversos relatos de usuários já mostraram que, ao mesmo tempo, o comportamento de utilização da internet é monitorado e, posteriormente, repassado para empresas de adwares.

O Bitmoji, por outro lado, permite a criação de avatares para serem utilizados no Slack, Chrome e Gmail. Mas será que é realmente necessário para a rotina diária do profissional?

É preciso ter em mente que as soluções certas podem tornar o trabalho mais ágil e qualificado, mas as extensões também podem drenar os recursos do computador, como a memória RAM e o tempo de uso do processador.

Por isso, estabelecer alguns critérios na hora de escolher as extensões do Google Chrome é essencial. Considere:

  • melhorias que farão no fluxo de trabalho;
  • frequência em que serão acionadas;
  • impacto no desempenho de navegação;
  • possibilidade de colocar a privacidade do usuário em risco.

Configurações das extensões do Google Chrome que protegem o usuário e seus dados

Além do cuidado ao escolher as ferramentas que realmente facilitarão as atividades online, também é possível investir em configurações que tornam sua atuação ainda mais segura.

Limite a atuação das extensões em apenas alguns sites

Acessando pela barra de endereços o menu do Chrome com o atalho “://extensions/”, é possível clicar nos “Detalhes” de cada extensão. Nas opções, será possível selecionar:

  • em todos os sites;
  • em sites específicos;
  • ao clicar.

Prefira extensões de fontes confiáveis

Considere a autoridade do responsável pelo desenvolvimento da ferramenta e analise comentários de outros usuários em fóruns especializados. Pedir sugestões para outros profissionais da área de marketing digital também pode ser uma boa alternativa.

Crie perfis de usuários diferentes

Para aqueles profissionais que utilizam o mesmo computador para atividades pessoais e da empresa, é possível criar perfis diferentes e escolher para cada um deles quais extensões utilizar.

Navegação em sites de bancos, gerenciamento de senhas e outros recursos serão organizados e estarão seguros de acordo com o perfil utilizado no momento.

Essa divisão também pode ser feita com uma extensão chamada Extensity. Nela, um ícone que apresenta um grupo de pessoas permite criar mais de um perfil e determinar para cada um deles quais as extensões devem ser acionadas durante a navegação.

Adote extensões de segurança

Na lista acima, algumas extensões buscam garantir uma navegação mais segura. O HTTPS everywhere, por exemplo, foi desenvolvido pela Electronic Frontier Foundation (EFF), que luta pelos direitos dos usuários na internet.

A extensão força o site a usar sua versão criptografada, mais segura para a navegação.

O marketing digital exige que seus profissionais tenham uma visão global e atualizada do mercado. Com as soluções do Chrome, esse desafio pode ser consideravelmente facilitado.

Então, avalie quais extensões do Google Chrome de marketing digital são indispensáveis para você, adote as medidas de segurança necessárias e aumente sua performance profissional.

Fonte original do texto: Rock Content – https://rockcontent.com/blog/extensoes-google-chrome-marketing-digital/

Confira também no blog da A&P Publicidade: As empresas já têm a confiança do consumidor para usar seus dados?