11 3230-2598
11 3230-7798
atendimento@aep.net.br

YouTube lança ferramenta em formato Stories e outras novidades interessantes para criadores

Restritos a canais com mais de 10 mil inscritos, os lançamentos incluem ainda a possibilidade de criar enquetes, compartilhar fotos, textos e GIFs

Quem achou que todos os aplicativos possíveis já tinham uma ferramenta de vídeos que desaparecem depois de 24h vai ficar surpreso com a novidade mais recente do YouTube.
A empresa anunciou em seu blog que produtores de conteúdo terão acesso a uma ferramenta similar, chamada de Reels.

O product manager Roy Livne, que assina o texto, disse que o YouTube tem trabalhado com criadores para construir, testar e refinar esse recurso.

Ele aproveitou o anúncio para compartilhar também a abertura da ferramenta Community para canais com mais de 10 mil inscritos.

Inaugurado há um ano, o Community foi lançado como uma aba dentro do site. O recurso deu a alguns canais selecionados a possibilidade de se conectarem com fãs adicionando, entre um upload e outro, enquetes, fotos, texto, GIFs etc.

No Brasil, o canal da cantora Anitta é um exemplo que tem explorado essas possibilidades.

“A comunidade sempre esteve no coração do YouTube, diz o texto.”

YouTube Reels

O principal anúncio do YouTube foi a ferramenta Reels, que funcionará no formato Stories, já conhecido em aplicativos como Snapchat e Instagram.

A versão do YouTube, no entanto, foi desenhada especialmente para quem posta vídeos na rede social.

Entendemos que você deseja flexibilidade para criar múltiplos Reels e não querer que eles expirem, então daremos essas opções, diz o texto.

Ou seja, o Reels terá algumas diferenças sutis em relação a outros Stories. Além da possibilidade de ficarem disponíveis por mais do que 24h, eles também estão localizados em uma aba diferente do canal, de modo que não ficam tão à vista quanto as ferramentas similares de outros aplicativos.

Também será possível linkar vídeos do YouTube aos Stories e adicionar stickers.

Outras novidades do YouTube Community

O YouTube aproveitou a oportunidade para compartilhar algumas das possibilidades oferecidas pelo Community:

  • Envolver seguidores: “Os fãs amam participar do processo criativo dos vídeos”, diz o texto. O YouTube usou como exemplo o canal Grav3yardgirl, que tem usado o Community para se conectar com seus oito milhões de seguidores, fazendo questões sobre o que eles preferem assistir em sua página.
  • Trazer seguidores para os bastidores: criadores têm usado o Community para gerar expectativa sobre vídeos novos e grandes produções que estão por vir. A youtuber Lele Pons, por exemplo, compartilhou um GIF que funciona como um trailer do seu próximo vídeo.
  • Ser descoberto mais facilmente: como nos vídeos, no Community a ideia é mostrar o vídeo certo para a pessoa certa. Por isso, o YouTube fez atualizações no modo como os vídeos desses criadores alcançam a audiência no YouTube. Seus seguidores mais engajados podem ver os posts do Community no feed da página inicial, estejam eles inscritos em seu canal ou não.
  • Escola de criadores de conteúdo: para ensinar como fazer tudo isso passo a passo e mostrar algumas inspirações, o YouTube colocou no ar também aulas gratuitas para quem produz vídeos no site. Conheça aqui.

Essas novas possibilidades são úteis para empresas que têm um canal no YouTube porque permitem diversificar os conteúdos oferecidos.

Se os vídeos que você posta normalmente são mais sérios, como tutoriais ou webinars, a ferramenta Reels pode ser interessante para mostrar o lado mais humano da empresa ou, como o próprio YouTube sugere, para criar expectativa sobre os vídeos que estão por vir.

O YouTube disse estar testando o Reels com um número limitado de criadores por enquanto, antes de liberá-lo para mais pessoas.

Estamos empolgados para construir uma comunidade no YouTube e mal podemos esperar para descobrir o quanto você pode aumentar e engajar sua audiência, finaliza o product manager.

E você, o que achou dessas novidades? Vai usá-las em seu canal do YouTube?

Deixe seu comentário. 🙂

FONTE: https://resultadosdigitais.com.br/blog/youtube-reels/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *