11 3230-2598
11 3230-7798
atendimento@aep.net.br

Entenda por que você não deve procurar seus anúncios no Google

Todos que anunciam no Google possuem a mesma dúvida: Será que o meu anúncio está aparecendo para meus clientes? O problema surge em quando você resolve tirar essa dúvida, utilizando a própria página de pesquisa do Google para encontrar o seu anúncio. Fazer isso repetidas vezes é pior ainda.

Esta pequena e simples atitude pode ser bastante prejudicial para a estratégia de marketing da sua empresa. Pensando nisso, a A&P separou alguns motivos que compravam que você deve parar com este hábito agora mesmo.

Uma coisa importante e que muita gente não sabe é que os anúncios do Google costumam ser diferentes a cada busca, ou seja, a plataforma oferece resultados rotativos a cada busca. Isso significa que não é porque você buscou por sua empresa e o seu anúncio não apareceu que ele não está lá.

Muita gente pode pensar “Ok, vou continuar buscando várias vezes até ele aparecer”. Porém, você precisa lembrar que o objetivo do Google é ser o mais eficiente sempre. Para isso, ele analisa o comportamento de uso dos internautas para trazer para você os anúncios mais adequados ao seu perfil. Ao buscar seu próprio anúncio no Google você não clicará nele para evitar que o seu clique seja pago por você mesmo, não é mesmo? Então, ao ser impactado pelo seu anúncio algumas vezes e não clicar nele, o Google vai entender que aquele anúncio não é interessante para você e deixará de exibi-lo para o seu perfil de público, simples assim.

Para a ferramenta de busca do Google, um dos fatores que mais influenciam o posicionamento do seu anúncio é a relevância que o mesmo possui. Quanto mais pessoas clicarem, mas relevante ele se torna. Esta equação é chamada de CTR (vezes que o seu anúncio foi impresso dividido pelo número de cliques). Pensando na lógica do paragrafo anterior, toda a vez que você é impactado pelo seu próprio anuncio e não clica no mesmo, seu CTR acaba ficando cada vez mais baixos, enquanto o dos seus concorrentes podem estar gerando números maiores de cliques e consequentemente um posicionamento melhor que o seu.

Outro ponto importante que você precisa entender é em questão do orçamento da campanha. Toda campanha tem uma verba diária definida previamente, o Google então ajusta este orçamento para que seu anúncio dure o dia todo. Se uma pessoa clicou em seu anúncio por exemplo dois minutos atrás, provavelmente o mesmo não irá aparecer para você novamente nesse espaço de tempo.

Então como eu posso saber se a minha campanha está funcionando?

O próprio Google disponibiliza uma ferramenta para isso, o nome é AdPreview que ajuda seus clientes a consultar os próprios anúncios patrocinados. Sua utilização é bastante intuitiva e fácil, só é necessário configurar o menu lateral com a localização geográfica, idioma, tipo de dispositivo (celular ou desktop) e o domínio do Google que deseja consultar.  Depois, basta você fazer as simulações de pesquisa com as palavras chaves. Dessa forma nenhuma busca irá prejudicar o desempenho de sua campanha.

Essa ferramenta irá trazer para você resultados confiáveis do desempenho de sua campanha e você poderá analisar quantas vezes você quiser, sobre quantas vezes o seu anúncio foi impresso nas buscas e/ou quantos cliques recebeu e também o valor que você pagou em cada clique.

Se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com a A&P agora mesmo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *