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Dicas para melhorar as imagens de produto no seu e-commerce

Como oferecer uma experiência de compra online tão incrível para o consumidor se sentir como se estivesse na loja física? Como impressioná-lo e fazê-lo experimentar novas sensações mesmo em frente ao computador ou navegando no smartphone?

Este é um dos principais desafios do e-commerce e dos profissionais de marketing, design e tecnologia.

Se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica: aposte as fichas na qualidade das imagens de produto se você quer construir uma estratégia eficiente em termos de experiência do cliente e conversão de vendas.

Sabia que 67% dos consumidores dizem que a qualidade da imagem é essencial na hora de decidir comprar em uma loja virtual?

Para aumentar a qualidade das suas fotos é essencial pensar em detalhes como escolha da câmera, fundo da foto, tamanho da imagem, entre outros. Se você está começando seu negócio online, é importante que você mesmo produza as imagens ou contrate um fotógrafo para ajudar.

Oferecer fotos autênticas e originais vai contribuir de forma significativa para conquistar a credibilidade do seu consumidor, além de ajudá-lo a se posicionar nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Vamos a um Guia rápido para você organizar :

Escolha uma câmera adequada:

Para garantir fotos com qualidade é preciso escolher uma câmera adequada. Com as inúmeras opções no mercado opte por um equipamento com melhor custo-benefício para o seu perfil e que atenda às necessidades do dia a dia da sua loja.

Se você tem pouca noção de fotografia e vai ser o próprio fotógrafo, vale pensar em equipamentos mais fáceis de manusear. Se vai fotografar por longos períodos de tempo pode fazer sentido adquirir uma câmera com armazenamento de bateria melhor.

O preço também pode ser um fator determinante, principalmente se você vai precisar de recursos mais avançados.

Entre as câmeras mais indicadas para quem dispõe de um orçamento um pouco maior estão a Nikon D800 (R$ 5.380), a Canon 5D MK III (R$ 4,500), e a Sony Alpha A99V (R$ 13.000). Entre as opções um pouco mais baratas estão: a Canon EOS Rebel T3i (R$ 1.400), que possui um sensor de corte de 18 megapixels e a Sony ALPHA SLT-A65 (R$ 1.800).

Prepare o ambiente e principalmente o fundo da foto

Um estudo da Big Commerce analisou sete milhões de imagens e mostrou que 76% de todas elas tinham um fundo original substituído por um fundo branco. Outros 16% preferem o fundo transparente.

Apesar de a maioria preferir fundo branco ou transparente por serem práticos e fáceis, vale inovar e sair do lugar comum e tentar usar cores mais vivas e sólidas (como a Zara), fotos mais naturais (como no Elo7), fundos com temas específicos ou até em ambientes externos mas tome cuidado para não destoar tanto do padrão de iluminação das outras imagens da sua loja).

Se você não tem um designer no time ou não dispõe de recursos avançados de tratamento de imagem, prefira tirar suas fotos em um fundo que exija menos edição.

Uma boa dica é combinar o ambiente com o produto fotografado e pensá-lo de acordo com a identidade visual da sua marca. Use a criatividade e seja o mais original possível.

Ofereça fotos com Zoom ou 360º:

Segundo pesquisa da Visual Website Optimizer que realizou uma série de Testes A/B, as vendas aumentam cerca de 9% quando o produto possui imagens maiores. Estima-se que uma resolução mínima ideal para imagens de produto seja de 2000 pixels.

Este padrão vai garantir que o visitante consiga dar zoom na foto e visualizar detalhes como textura do produto.

Você pode instalar a funcionalidade do zoom através de um plugin. Dependendo do seu nicho de mercado (moda, decoração, jóias, etc) vale a pena evoluir o trabalho de imagem e oferecer a funcionalidade 360°.

Veja dois exemplos de ferramentas que oferece soluções de foto em 360°: http://www.fotocommerce.com.br/ e http://fotopontocomm.com.br/.

Otimize suas fotos para os mecanismos de busca (SEO):

Otimizar imagens aumenta a sua chance de tê-las bem ranqueadas no Google. É importante fazer a descrição alternativa (texto que define a imagem), nos casos de a imagem não carregar, por exemplo. Outra dica é nomear as imagens de forma adequada (sem acentos), usando palavras-chave pertinentes — nada de subir imagens do tipo “DS384092”.

Caso escolha palavras compostas recomenda-se que você as separe por hífen (-) e além de nomear as imagens corretamente use a “Tag ALT”, que é uma espécie de descrição alternativa. Essa tag facilita a “leitura” dos robôs do Google, associando às imagens à sua página. Teste as suas Tags ALT aqui.

Redimensionar as imagens para melhorar o desempenho e a velocidade do carregamento da página do seu produto também vai impactar diretamente nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca e ajudar no seu SEO (Search Engine Optimization).

Segundo dados da Amazon, 1 segundo a mais no tempo de carregamento pode resultar em uma perda de US$ 1,6 bilhão em vendas anuais. Além disso, 47% dos usuários espera que uma página carregue completamente em 2 segundos!

Pensando nisso preste atenção ao tamanho da imagem e ao formato, afinal quanto maior o arquivo da imagem, mais lento deve ser o carregamento.

O Jpeg é o formato mais comum por conseguir armazenar arquivos sem ocupar tanto espaço. A desvantagem é a perda de qualidade.

Já o PNG é um formato mais novo, também comprime os arquivos, porém sem perder qualidade. Existem formas de redimensionar a imagem, sem que ela perca a qualidade, usando ferramentas como o Fotosizer.

Espero que este guia rápido sirva como pontapé para você organizar e otimizar as imagens  da sua operação de e-commerce! Lembre-se: não existe foto perfeita e talvez nem seja interessante que elas sejam perfeitas.

Vale mais a pena pensar na experiência do seu cliente de forma completa e investir em fotos de produto que aumentem a conversão e contribuam para diminuir a logística reversa.

FONTE: https://marketingdeconteudo.com/imagens-de-produto-no-e-commerce/


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